Bradesco confirma exposição de dados de 53 mil clientes

16 maio, 2022Gestão, Internet

O Bradesco revelou na última sexta-feira (13) que sofreu um incidente cibernético, envolvendo a exposição de dados de clientes de seu braço focado em Financiamentos. De acordo com o comunicado oficial, cerca de 53 mil pessoas podem ter sido atingidas pela ocorrência, que possibilitou a visualização não autorizada de informações relacionadas a contratos de veículos.

 

 

O pronunciamento oficial da organização não fala em número de clientes afetados nem dá muitos detalhes sobre o incidente. O texto afirma apenas que a brecha que permitiu a visualização indevida dos dados já foi corrigida, enquanto os atingidos estão sendo informados sobre a possível exposição de seus dados. As autoridades competentes também foram notificadas.

Entretanto, segundo o Bradesco, os dados visualizados de forma não autorizada não trazem risco às transações e aos sistemas utilizados por tais clientes. A lista de entradas acessadas, porém, não foi revelada, com a empresa apenas ressaltando o compromisso com a segurança e informando que todas as medidas necessárias para conter o caso já foram tomadas. Confira a íntegra do comunicado:

O Banco Bradesco S.A. (“Bradesco”), com base no seu princípio de transparência, comunica aos seus acionistas, clientes e ao mercado em geral que a sua subsidiária Banco Bradesco Financiamentos S.A. (“Bradesco Financiamentos”) detectou um incidente relacionado exclusivamente à Bradesco Financiamentos, que pode ter permitido a visualização não autorizada de dados de contratos de financiamento de veículos de aproximadamente 53 mil clientes.

 

Todas as medidas necessárias para a solução do incidente, bem como de comunicação aos clientes e às autoridades competentes, foram adotadas pela Bradesco Financiamentos.

 

Ressaltamos que a característica dos dados eventualmente visualizados não coloca em risco a integridade de acesso a sistemas transacionais desses clientes junto à Bradesco Financiamentos.

O Bradesco reforça seu compromisso com a transparência e a segurança dos dados de seus clientes.

 

Cidade de Deus, Osasco, SP, 13 de maio de 2022

 

Leandro de Miranda Araujo
Diretor Executivo e de
Relações com Investidores

 

Como se proteger contra vazamentos de dados

Após exposições dessa categoria, o principal foco de atenção dos clientes deve ser na realização de contatos fraudulentos em nome do Bradesco.

Sem saber as informações específicas que foram acessadas, o ideal é manter o olho vivo em qualquer tipo de comunicação que chegue por mensagem, e-mail ou ligação, principalmente se ela solicitar mais dados, principalmente senhas, pagamentos ou transferências.

Desconfie de abordagens desse tipo, principalmente quando elas falarem em problemas na conta ou no financiamento, e procure meios oficiais de atendimento para checar a veracidade do contato.

No caso de e-mails e mensagens, também é importante não clicar em links nem baixar softwares ou documentos anexos, já que eles podem esconder vírus que tentarão furtar os dados dos dispositivos das vítimas.