Vendas no Cartão de Crédito: Regime de Caixa ou Competência?

13 dez, 2019Gestão

Fim de Ano chegando, todos correndo atrás de bater as metas e aproveitar uma das épocas mais quentes de vendas.

E uma das formas que mais crescem e mais se tornam atraentes é o cartão de crédito e débito, por ser prático, rápido e garantido, é uma das formas queridinhas dos comerciantes, porém você sabe o que a venda no cartão influencia na sua contabilidade?

Vender no cartão requer certas atenções, nada muito complicado, porém quem não esta familiarizado com os termos pode se confundir um pouco, isso porque o cartão pode aparecer de formas diferentes de acordo com o Regime de Caixa ou o Regime de Competência.

Ficou confuso? Vamos explicar!

Regime de Caixa e Regime de Competência

Para não nos estendermos muito, vamos simplificar essa diferença.

Regime de Caixa corresponde ao setor Financeiro, ou seja, a movimentação real do Caixa da sua empresa, quando o dinheiro entrou ou saiu de fato da conta.

O Regime de Competência corresponde ao Fato Gerador, que significa o evento que deu origem a uma movimentação financeira.

Agora vamos exemplificar para fica ainda mais simples:

Uma venda no Cartão de Crédito é realizada dia 10/12. Portanto, o valor estará na conta da empresa dia 10/01 (a média é de 30 a 31 dias).

Nesse caso, tal venda irá aparecer no Regime de Competência do mês de Dezembro, porém somente irá aparecer no Regime de Caixa em Janeiro. Pois o primeiro é referente à data da venda e o segundo a data da entrada de dinheiro na conta.

Qual Regime Utilizar?

Os dois são importantes e necessários. Porém você pode optar entre um e outro para medir e seguir os resultados da sua empresa.

Mas de toda forma a sua apuração contábil será realizada em cima do Regime de Competência.

Dessa forma, por exemplo, as vendas realizadas neste final de ano no Cartão de Crédito, entrarão na apuração de impostos e tributação do mês de Dezembro, mesmo os valores sendo creditados em sua conta somente em Janeiro.

É importante lembrar que vender no Cartão de Crédito em Dezembro, para tentar “jogar” no faturamento de Janeiro e não aumentar o do ano vigente, não irá funcionar, por causa do Regime de Competência.

Para que Servem essas Diferenças de Regime Então?

Você deve estar se perguntando se tudo isso que citamos serve para alguma coisa ou somente para complicar ainda mais a nossa vida.

E é importante ressaltar que os dois são bem diferentes tanto na apuração, quanto no seu uso, através deles são gerados relatórios diferentes, pelo de Competência o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e pelo de Caixa o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

Iremos nos aprofundar um pouco mais sobre os relatórios em próximos artigos, porém caso queira tirar suas dúvidas e receber orientação sobre o menor Regime adotar, nós da OSA Contabilidade estamos preparados para atender você.

Nosso time é especializado em solucionar os problemas do dia a dia da sua empresa, entre em contato e saiba como.

REDES SOCIAIS

UNIDADE RIBEIRÃO PRETO/SP

Rua Professor Roberto José, 100 - CEP 14.026-562 - RIBEIRÃO PRETO/SP

UNIDADE SANTA ROSA DE VITERBO/SP

Rua José Garcia Duarte, 167 – CEP: 14.270-000 – Centro – SANTA ROSA DE VITERBO/SP

FALE CONOSCO

osa@osa.com.br

(16) 3954-1216

® todos os direitos reservados à OSA Contabilidade.