O Temido E-Social Chegou, e Agora?

5 fev, 2019 | Artigo, Ferramentas, Gestão

O Temido E-Social Chegou, e Agora?

Já faz algum tempo que todos são alertados sobre a implantação do E-Social pelo governo, porém, foi necessário muito treinamento e muitos ajustes para que ele fosse implantado de vez.

A implantação veio acompanhada do medo e gerou muita dúvida em muitos empresários. O que torna necessário a explicação sobre o que é o E-Social e quem ele beneficia.

Primeiro, o que é Isso?

Resumidamente, ele é um programa de organização de banco de dados do governo, onde irá unificar todas as informações Trabalhistas, Ficais e Previdenciárias. De forma que aumente a segurança, velocidade e eficiência dos processos envolvidos.

O programa consiste em micro declarações, com informações detalhadas sobre as relações trabalhistas. Por isso o cuidado redobrado.

Empresas que não se adaptarem ou violarem as condições do E-Social, estarão passíveis a autuação e fiscalização retroativa. Mas não se desespere, estamos aqui para evitar tudo isso e você verá que não é um bicho de sete cabeças!

Pra quem é Bom?

Com seus procedimentos 100% adequados, o E-Social se torna bom para todo mundo, empregados, empregadores e governo.

Os empregados, terão a vantagem de poder acompanhar toda a sua situação laboral através da internet, o que lhes aumenta a garantia sobre seus direitos.

Para o governo, terão maior fiscalização e melhor fluxo de informações entre seus departamentos responsáveis por garantir as obrigações fiscais.

Já o empregador terá mais trabalho para se adequar, porém, também terá seus benefícios. Além de ter todas as informações de seus funcionários em um só lugar, manterá tudo em dia em relação a situação de cada um.

Como vou me Adequar?

Pode parecer que o empregador só terá prejuízos, mas podemos ver com outros olhos.

Ao mesmo tempo que terão suas obrigações mais rigorosamente cobradas, também poderão cobrar as obrigações de seus funcionários da mesma forma, afinal, eles também são responsáveis por informar o governo dentro do prazo.

Acabou aquela coisa de faltar sem atestado médico, ou trazê-lo daqui a 5 dias. O atestado deve entrar no sistema no mesmo dia da falta.

Para as contratações por exemplo, todos os documentos devem estar cadastrados no sistema do E-Social com até 2 dias de antecedência. Caso contrário, nada feito para a contratação.

Sabe aquele funcionário que enrola para dar a carteira para ser assinada? Já era.

Resumo e uma Luz no Fim do Túnel

Para resumirmos bem o assunto, o E-Social será um acompanhamento quase que em tempo real das movimentações trabalhistas da sua empresa. Com algumas informações até sendo previamente repassadas.

Antes de você arrancar todos os cabelos e xingar o governo aos 4 ventos, vamos pensar em como facilitar a sua vida, pois não adianta reclamarmos não é mesmo?

Pois então, nós da OSA Contabilidade podemos ajudar e muito você nesse momento, além de orientarmos caso a caso, para que a adaptação seja tranquila, nós disponibilizamos serviços que facilitarão o seu dia a dia.

Imagine você enviar papéis para a contabilidade, todo santo dia? Uma hora ia dar erro não é?

Por isso, nós disponibilizamos uma ferramenta de “Protocolo Online”, onde você pode nos enviar os documentos pela internet e garantir que sejam entregues dentro do prazo. O restante é com a gente!

Entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar e te orientar nesse assunto tão importante!

REDES SOCIAIS

UNIDADE RIBEIRÃO PRETO/SP

Rua Professor Roberto José, 100 - CEP 14.026-562 - RIBEIRÃO PRETO/SP

UNIDADE SANTA ROSA DE VITERBO/SP

Rua José Garcia Duarte, 167 – CEP: 14.270-000 – Centro – SANTA ROSA DE VITERBO/SP

FALE CONOSCO

osa@osa.com.br

(16) 3954-1216

® todos os direitos reservados à OSA Contabilidade.