Startup: O que é Isso?
As mudanças que o mundo sofreu nos últimos tempos, foram mais do que apenas tecnológicas, elas entraram até mesmo nas nomenclaturas e termos utilizados no mundo empresarial.
Afinal, quem aqui no início dos anos 2000 tinha como meta abrir um Startup?
Esse termo era pouco conhecido e quando utilizado, se fazia ligado a empresas de Internet. Mas não só o termo Startup caiu no gosto dos brasileiros, outros muitos são tão comuns hoje em dia, mas muitas vezes não sabemos bem o seu significado.
O que é Startup?
Existe muita discussão sobre a definição exata do termo, por ser muito amplo e cada dia surgirem novos exemplos, ele tende a não ser algo “encaixotado”, com definição e regra bem clara e rígida.
Porém elas devem seguir alguns conceitos básicos para serem consideradas Startup’s ou apenas empresas iniciantes.
Ela deve ser uma empresa jovem (criada a pouco tempo) com um modelo de negócio escalável e repetível, disruptiva e que busque soluções inovadoras.
Ao ser baseada em um Modelo de Negócios (diferente do Plano de Negócios), a empresa se baseia não apenas em metas e estratégias financeiras, mas também em Solucionar Dores, isso mesmo, o Valor da empresa será diretamente ligado a eficiência da solução de um problema que a empresa apresenta. E claro, visando o lucro sempre.
Exemplo de Sucesso
Vamos ao exemplo da Nubank, a startup financeira (FinTech) brasileira mais valiosa atualmente, cerca de US$ 10 Bilhões em valor de mercado.
Seu alto valor veio do alto nível de satisfação na solução de um problema clássico, a burocracia bancária.
Ao apresentar um banco digital, onde todos os serviços são facilitados e agilizados, com segurança e confiança de um banco comum, porém sem altas taxas e longas filas, a Startup decolou e vai voar muito mais alto ainda.
Pois ela apresenta outro conceito para ser uma Startup, ser Escalável e Repetível, isso significa que o seu produto/serviço, pode ser replicado sem aumento de custos incidentes.
Imagine o seguinte, para a Nubank oferecer a solução financeira para 1.000 pessoas ou para 50.000 pessoas, seus custos diretos não são influenciados, porém se uma empresa de cadeiras produz 1.000 e 50.000 seus custos aumentam junto, pois ela necessita do material físico.
Outro fator importante para ser uma Startup é a Disrupção, que significa quebrar barreiras e inovar serviços ou produtos.
Como exemplos de disrupção podemos o citar Instagram, que desbancou gigantes do mundo da fotografia, retirando das pessoas a necessidade de revelar suas fotos e entregando algo mais rápido, prático e inovador.
Existem vários tipos de Startups, não somente Online (apesar de ser mais comum, pelo fato da Escalabilidade), e o mais importante é não burocratizar termos ou preencher colunas para ser ou não um Startup, o mais importante é produzir, movimentar a economia, gerar valor e prover soluções a sociedade.
Startup ou não, a Contabilidade é essencial
Seja você o “Joaquim do Cachorro Quente” ou o Facebook, ambos precisam prestar contas com o governo, pagar seus impostos e controlar sua vida fiscal e financeira.
Portanto o papel do contador é de grande importância independente do segmento da empresa.
Lembrando que o contador não só apura impostos, mas também ajuda a estruturar a vida financeira da sua empresa, auxilia a tomadas de decisões, ele se torna peça chave, indispensável para todos.
Nós da OSA Contabilidade temos um time preparado para atender a sua empresa, seja ela Pequena, Média, Grande, Startup ou não, aqui você encontra a solução para o dia a dia da sua empresa.