Você Sabe Calcular o Preço de Venda do seu Produto?

5 jul, 2019Dicas

Com certeza todo empreendedor começa seu negócio fazendo contas, muita e muitas contas (só quem vive isso sabe como é difícil…), porém, um grande problema é quando essas contas nem sempre são feitas de forma correta. Por exemplo, você sabe calcular o preço de venda do seu produto, corretamente?

Pode parecer uma pergunta besta, mas esse cálculo errado é muito comum de ser feito, pois muitas vezes simplificamos demais a conta e os detalhes um dia irão se somar e não serão mais apenas detalhes.

Vimos em outro artigo as diferenças entre custos fixo e variáveis, se você não viu leia aqui pois será importante para realizar o seu cálculo, afinal muitos empreendedores calculam o seu preço de venda em cima apenas das despesas e do lucro.

Por exemplo: Meu custo para produção do meu produto é de R$ 10,00 e quero um lucro de R$ 4,00 por venda, então é só vender a R$ 14,00, fácil fácil.

E o que tem de errado com isso? Na realidade, errado não está, o problema pode estar em como você calculou os R$ 10,00 de custo, será que esse valor é correto?

Custo e Rateio

Quando falamos de fabricação ou venda de produtos físicos é mais fácil encontrar os custos, devemos levantar os valores de matéria prima, mão de obra ou aquisição do produto.

Quando falamos de serviços, devemos também levar em consideração a mão de obra, porém aqui podemos entrar no campo do valor intelectual, talvez um valor intelectual seja um custo mais alto, porém gera um produtividade maior (mas isso fica para outro dia).

Mas o maior ponto aqui é chegarmos nos custos diretos do produto/serviço, para depois disso entramos na área do Rateio, sabe o que é isso?

Ratear despesas é dividir todos e qualquer despesas, seja diretamente ligada a produção ou não, para cada unidade produzida.

Vamos supor que sua loja de roupas venda 1000 unidades por mês, e o seu aluguel seja exatamente R$ 1000,00, nesse caso além do custo por aquisição de cada roupa, você deve também embutir R$ 1,00 a mais nesse custo.

E assim devemos fazer com todos os custos fixos, rateando por produtos ou serviços ofertados, o que talvez faça aquela cena inicial mudar um pouco.

Mas você pode se perguntar: Para que fazer isso?

Ter o seu custo rateado e preciso é importante para se posicionar no mercado, conhecer sua empresa e mante-la saudável.

Vamos a um exemplo simples: Sua loja vende os produtos a R$ 14,00 (seu custo e seu lucro estão garantidos), porém seu concorrente vende o mesmo produto a R$ 12,00, o que pode te tirar vendas, mas como ele consegue?

Caso ele tenha seus custos mais bem organizados, ele identificou que mudando para um prédio com aluguel R$ 200,00 mais barato por mês faz com que ele mantenha seu lucro e melhore seu preço de venda.

Qual a Fórmula Pronta para Calcular?

Se você é empreendedor não deveria fazer essa pergunta, pois já deve saber que para quase nada terá uma fórmula pronta e exata para você. O que você precisa é conhecer melhor seu próprio negócio.

Portanto, ao invés de procurar fórmulas mágicas, organize seus custos, faça levantamentos detalhados e classifique-os.

Quando dizemos detalhados, são detalhados mesmo, como por exemplo o desgaste de pneus de cada veiculo por km rodado, ok?

Conhecendo seus custos, classifique-os em quais são diretos e quais são indiretos, você estará bem próximo de enxergar o preço de venda ideal.

Caso o preço necessário esteja acima do mercado, volte e reveja os custos que são passíveis de negociação, aluguel, taxa de entrega, fornecedores, etc.

Nosso objetivo com esse artigo, é que a cultura de organizar os custos e buscar diariamente a melhoria e acompanhamento dos resultados, seja levada para todos.

Caso você tenha uma empresa e tenha dificuldades de realizar esse calculo, a OSA Contabilidade pode te ajudar, juntamente com a Fatorizze Soluções Financeiras, ofertamos serviços na área financeira contábil, visando a solução para o dia a dia da sua empresa.


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