Fluxo de Caixa é Necessário?

28 jun, 2019Dicas, Gestão

Se você tem uma empresa com certeza já ouviu falar no tal fluxo de caixa, até mesmo se você for funcionário, pode ser familiarizado com o termo. Porém você sabe o que é e como fazer um fluxo de caixa?

Para começarmos temos que diferenciar Fluxo de Caixa de Mensurar Resultados, basicamente o que diferencia os dois são os detalhes e a disciplina.

Se a sua empresa lança as despesas e as receitas, você está no caminho correto para ter um Fluxo de Caixa, afinal, ele nada mais é do que o registro dessa movimentação (Entrada e Saída).

Porém, a sua empresa lança essa movimentação de forma a apenas conferir se no mês você teve lucro ou não, você não está realizando um bom fluxo de caixa, pois faltam os detalhes, que levarão ao planejamento futuro de sua empresa.

O que eu Preciso para fazer meu Fluxo de Caixa?

Disciplina e detalhamento. Simplesmente isso. Muita gente acredita que precisa ter um software sofisticado ou nunca terá um Fluxo correto, e isso não é verdade, basta uma planilha de excel e pronto.

O que irá fazer com que o seu Fluxo seja eficiente, é o nível de detalhe que empregará em cada despesa e receita, como por exemplo a data de vencimento, a forma de pagamento, a categoria da despesa, o fornecedor e por ai vai. Quanto mais detalhes melhor.

E isso requer muita disciplina, pois não podemos esquecer de obter todas as informações para lançá-las, nada de deixar para depois ou criar uma categoria “Outros” para tudo o que lhe der preguiça de categorizar.

Pra que serve o Fluxo de Caixa?

Um bom Fluxo de Caixa irá possibilitar uma análise mais precisa e eficiente da sua empresa, sabendo por exemplo o faturamento previsto, os dias com maior índice de despesas, verificar aumento de despesas na mesma categoria, até mesmo analisar possibilidade de investimentos ou futuros saldos negativos.

Muitas empresas com alto giro de entrada, muitas vezes acabam se enganando quando ocorrem de um mês com baixas despesas, quando não tem um Fluxo de Caixa bem feito.

Pois as despesas naquele mês foram baixas e deram uma falsa ideia de alto lucro, porém nos meses seguintes elas voltam a crescer e se o faturamento não se manter, aparecem os saldos negativos.

Isso seria evitado a empresa já soubesse de suas movimentações pelos próximos meses, e se precavesse dessa alta de despesas.

Solicite Ajuda, o Importante é Melhorar

Não tenha vergonha de não saber montar um bom Fluxo de Caixa, isso é mais normal do que você pode pensa, grandes empresas ainda tem suas dificuldades.

Para auxiliar você nessa questão, nós da OSA Contabilidade, através de nossa parceria com a Fatorizze Soluções Financeiras, disponibilizamos profissionais capacitados para organizar a vida financeira da sua empresa e com isso encontrar a solução para o dia a dia da sua empresa.

REDES SOCIAIS

UNIDADE RIBEIRÃO PRETO/SP

Rua Professor Roberto José, 100 - CEP 14.026-562 - RIBEIRÃO PRETO/SP

UNIDADE SANTA ROSA DE VITERBO/SP

Rua José Garcia Duarte, 167 – CEP: 14.270-000 – Centro – SANTA ROSA DE VITERBO/SP

FALE CONOSCO

osa@osa.com.br

(16) 3954-1216

® todos os direitos reservados à OSA Contabilidade.