Comece a semana bem informado 27/08/22

Comece a semana bem informado 27/08/22

Comece a semana bem informado 27/08/22

27 de agosto de 2022

1 – Conta de luz não terá custo adicional em setembro, decide Aneel

Bandeira verde está vigente desde 16 de abril. Segundo o ONS, os principais reservatórios do país estão com 57,15% de capacidade. Em setembro de 2021, estavam com 16,75%.

Leia a matéria completa em: g1.globo.com

 

2 – Simples Nacional: cobrança do ICMS Difal nas operações interestaduais

É inconstitucional a cobrança do ICMS Difal nas operações interestaduais com não contribuintes, na qual o remetente é optante pelo Simples Nacional.

Leia a matéria completa em: contabeis.com.br

 

3 – Simples Nacional: saiba o que é e entenda sua importância

O Simples Nacional é um regime conjunto de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos destinado a microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Leia a matéria completa em: jota.info

 

4 – Pronampe: veja como funciona o crédito para micro e pequenas empresas

Para conseguir o empréstimo Pronampe, os empresários devem compartilhar com a instituição financeira que quiser, seus dados de faturamento.

Leia a matéria completa em: seucreditodigital.com.br

 

Compartilhe essa Notícia

Simples Nacional: governo disponibilizará NOVO sistema para emissão de NFS-e

Simples Nacional: governo disponibilizará NOVO sistema para emissão de NFS-e

Simples Nacional: governo disponibilizará NOVO sistema para emissão de NFS-e

Modelo será padronizado e está sendo implementado em parceria com o Sebrae. Veja os detalhes.

 

No último dia 27 de Julho, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) divulgou uma alteração que diz respeito à emissão de NFS-e; desta vez, por meio do portal do Simples Nacional. De acordo com informações da Receita Federal, o MEI utilizará a NFS-e de padrão nacional, emitida por um sistema informatizado disponível no portal.

A saber, o Simples Nacional é um modelo de regime tributário brasileiros que visa atender às Microempresas (ME); e, também, as Empresas de Pequeno Porte (EPP). Ademais, essa implementação está sendo feita em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A seguir, saiba mais sobre.

 

Simples Nacional

Criado com a publicação da Lei Complementar nº 123/2006 e sob responsabilidade do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional), o Simples Nacional nada mais é do que um regime unificado de recolhimento de tributos e contribuições devidos pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Nesse sentido, a principal razão para a criação deste regime tributário foi a necessidade de facilitar a apuração e arrecadação, bem como, diminuir as cargas tributárias dos pequenos negócios.

Diante disso, em 27 de Julho de 2022, o CGSN divulgou a alteração nº 169 e, assim, institui a emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica) por meio do portal do Simples Nacional. Como dito, de acordo com a Receita Federal, o MEI irá utilizar a NFS-e de padrão nacional, emitida por sistema informatizado disponível no próprio Portal. Serão as seguintes versões:

  • I – emissor de NFS-e web;
  • II – aplicativo para dispositivos móveis; e
  • III – serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API).

Isso quer dizer que, por meio do portal do Simples Nacional, será possível emitir NFS-e de maneira automatizada. A princípio, essa implementação está sendo feita graças a parceria com o Sebrae, representando uma melhoria significativa aos Microempreendedores.

 

Emissão

Até então, a emissão de Notas Fiscais na prestação de serviço era feita, em sua maioria, diretamente por meio de portais disponibilizados pelos municípios; ou seja, cada prefeitura tinha seu próprio sistema. As exigências cadastrais, bem como a obrigatoriedade ou a dispensa da certificação digital também variava conforme a localidade do MEI.

Sendo assim, a iniciativa irá promover a centralização e a padronização das exigências cadastrais; assim como a dispensa do uso do certificado digital. Ainda de acordo com o Sebrae, a NFS-e do MEI será válida em todo o país e também será suficiente para a fundamentação e constituição do crédito tributário.

Comece a semana bem informado 20/08/22

Comece a semana bem informado 20/08/22

Comece a semana bem informado 20/08/22

20 de agosto de 2022

1 – Diferenças entre ME e EPP: Saiba qual é a melhor opção!

Os negócios têm diferentes tamanhos e perspectivas. Perceba que, apesar de muita gente gostar de avaliar propostas diferentes como melhores ou piores, o mais importante é que essas propostas estejam de fato adequadas para o que servem, indicadas para o tipo de funcionalidade a que vieram.

Leia a matéria completa em: jornalcontabil.com.br

 

2 – Empresas poderão renegociar dívidas com o Fisco com 70% de desconto

A partir de 1º de setembro, os contribuintes com grandes dívidas com a Receita Federal poderão renegociar os débitos com até 70% de desconto. A Receita Federal publicou hoje (12) a portaria que aumentará os benefícios para quem quer parcelar até R$ 1,4 trilhão em dívidas tributárias que ainda não estão sob contestação judicial.

Leia a matéria completa em: agenciabrasil.ebc.com.br

 

3 – Deixar de ser Simples Nacional e migrar para MEI? Veja como!

Em tempos de crise econômica, a capacidade de adaptação de uma empresa torna-se um fator decisivo para o seu sucesso ou fracasso. Afinal, quem nunca passou por dificuldades na vida, não é mesmo? Assim também pode ocorrer na vida profissional. O empreendedor pode ter que migrar de um porte maior de empresa para um menor.

Leia a matéria completa em: jornalcontabil.com.br

 

4 – BNDES terá R$ 22 bi para MEIs, pequenas e médias empresas

Linha é retomada, com inclusão dos microempreendedores, em meio à pressão para que o banco se volte a pequenos negócios. Pagamento pode ser feito em até 60 meses.

Leia a matéria completa em: revistapegn.globo.com

 

Compartilhe essa Notícia

Comece a semana bem informado 13/08/22

Comece a semana bem informado 13/08/22

Comece a semana bem informado 13/08/22

13 de agosto de 2022

1 – Isenção de Imposto de Renda no aluguel? Entenda o que pode mudar na declaração (e no seu bolso)

Projeto de Lei estimula o contribuinte a prestar mais informações sobre esse tipo de operação, a partir de incentivos fiscais.

Leia a matéria completa em: infomoney.com.br

 

2 – Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda poderá ter problemas

Se você declara Imposto de Renda, certamente já ouviu falar na expressão “malha fina”. Ou seja, quando existem inconsistências com os dados que você declarou e que a Receita possui.

Leia a matéria completa em: seucreditodigital.com.br

 

3 – O que vai mudar na emissão de notas fiscais dos MEIs em 2023?

Em 2023, uma mudança muito importante deve acontecer para quem é Microempreendedor Individual (MEI). Assim, a partir de 1º de janeiro do ano que vem, mais de 13 milhões de pessoas nesta categoria passarão a emitir a nota fiscal de serviços, ou NFS-e através do Portal do Simples Nacional.

Leia a matéria completa em: seucreditodigital.com.br

 

Compartilhe essa Notícia

Comece a semana bem informado 06/08/22

Comece a semana bem informado 06/08/22

Comece a semana bem informado 06/08/22

6 de agosto de 2022

1 – BC eleva Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano, e deixa porta aberta para alta residual em setembro

Reunião foi a décimo segundo encontro consecutivo que contou com um aumento da taxa básica de juros brasileira.

Leia a matéria completa em: infomoney.com.br

 

2 – China suspende parcerias com os EUA e sanciona Pelosi por viagem a Taiwan

A China anunciou nesta sexta-feira (05) oito medidas em protesto pela viagem da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, incluindo a suspensão da cooperação bilateral em diversas áreas.

Leia a matéria completa em: gazetadopovo.com.br

 

3 – Saiba Como calcular o imposto do Simples Nacional

Descobrir quanto será o imposto mensal da empresa é uma das dúvidas mais comuns dos empreendedores. Aprenda aqui como encontrar a alíquota do Simples Nacional!

Leia a matéria completa em: jornalcontabil.com.br

 

4 – São Paulo estreia 5G, mas internet ultraveloz ainda não chegou para todos

A internet 5G estreou oficialmente nesta quinta-feira, 4, em São Paulo, mas nem todo mundo encontrou com facilidade o sinal ou atingiu velocidades muito superiores às obtidas com o 4G.

Leia a matéria completa em: infomoney.com.br

 

Compartilhe essa Notícia