Vai Trocar de Contabilidade?

Vai Trocar de Contabilidade?

Vai Trocar de Contabilidade?

Trocar de contador não é fácil, considerando que se trata de um serviço de altíssimo valor agregado e que todo recomeço nem sempre tem um processo tranquilo de adaptação.

No entanto, há circunstâncias em que a relação não caminha bem, erros começam a aparecer com frequência e o negócio passa a ser prejudicado.

Muitas vezes essa é uma situação desconfortante, mas é uma decisão fundamental para garantir que as obrigações fiscais, contábeis e tributárias da empresa sejam entregues, bem como que o negócio continue se desenvolvendo saudavelmente.

Como saber que está na hora de trocar de Contador?

Erros constantes nas documentações, perda de prazos, profissional pouco qualificado, cobranças extras, defasagem tecnológica e outros são, sem dúvida um sinal claro para essa mudança.

Porém não é só trocar de Contador, alguns cuidados e atenção devem ser tomados:

A troca dos serviços de contabilidade de sua empresa é bastante simples e pode ser feita em qualquer momento do ano, porém, para que tudo ocorra de forma correta, alguns pontos precisam de mais atenção, tais como:

 

  • Leia o contrato da sua atual prestadora de serviços;
  • Formalize esse cancelamento;
  • Leia com atenção o distrato de serviços e outros.

Começar o trabalho com a nova organização Contábil

Após assinado o distrato com a antiga empresa de contabilidade, poderá ser firmado o contrato com a nova prestadora de serviços.

Assim como realizado no distrato, é indispensável à leitura do documento para que não haja contratempos futuros.

Além disso, é muito importante que você exija da nova organização contábil um levantamento de regularidade para se certificar de que não há nenhum tipo de negligência dentro da sua empresa.

Dessa forma, você, empresário, e a nova organização contábil poderão iniciar uma relação de confiança e transparência e com tudo dentro da lei.

Simples Nacional: Prazo Limite para Aderir vai até 31 de Janeiro

Simples Nacional: Prazo Limite para Aderir vai até 31 de Janeiro

Simples Nacional: Prazo Limite para Aderir vai até 31 de Janeiro

Você empresário sabe a importância de ter um bom planejamento financeiro e contábil, e a primeira decisão que um bom planejamento irá auxiliar é no enquadramento fiscal.

Ter um enquadramento bem alinhado pode reduzir e muito os custos durante todo o ano.

Caso a sua opção seja pelo Simples Nacional, fique atento, pois o prazo de adesão neste ano de 2020 é somente até o dia 31 de Janeiro.

Novas Atividades Enquadradas

Esse alerta fica ainda mais importante para certas atividades, a maioria que antes se enquadravam como MEI´s, pois muitas atividades foram retiradas desse enquadramento e agora devem optar por outro regime.

Portanto, é muito importante realizar um consulta junto ao seu contador , sobre como está a situação da sua atividade.

E as Novas Empresas?

O prazo de 31 de Janeiro está ligado a empresas já existentes, ou seja, que precisam renovar sua opção pelo Simples Nacional ou mudança de enquadramento.

Empresas novas criadas de Janeiro de 2020 em diante, terão o prazo de 60 dias para opção de enquadramento (esse prazo anteriormente era de 180 dias, por isso atente-se).

Ficar com Dúvidas = Prejuízos

Quando o assunto é enquadramento fiscal, ficar com qualquer tipo de dúvida significa prejuízo financeiro e em muitos casos até a falência de empresas.

Muitas empresas não realizam o planejamento de forma correta e acabam sofrendo com mudanças durante o ano, portanto a ajuda de um especialista para definir o melhor posicionamento para a sua empresa, não só agora mas a curto prazo, é essencial.

Nós da OSA Contabilidade temos uma equipe especializada para atendê-lo e sanar qualquer dúvida que você tenha, porque aqui na OSA Contabilidade nós temos a solução para o dia a dia da sua empresa.